segunda-feira, 29 de abril de 2013

Povoense e Vilafranquense ganham fora na Honra de Lisboa




A jornada de ontem da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa foi francamente positiva para os "uniões" Povoense e Vilafranquense, que arrancaram vitórias nas suas deslocações a Bucelas e a Vila Franca do Rosário. A equipa da Póvoa ganhou por 1-0, numa partida deveras importante, uma vez que as duas equipas estão envolvidas na luta pelo acesso à nova Divisão Distrital Pró-Nacional. Marcou Delgon aos 68 minutos num jogo com arbitragem controversa em que o treinador povoense, João Borrego, foi expulso. Com este resultado, o Povoense segue na décima-posição com 40 pontos, mais dois que Bucelenses.
Já a União Vilafranquense ainda alimenta algumas esperanças de sair dos últimos lugares depois da excelente vitória, por 2-0, alcançada no domingo no terreno do Vila Franca do Rosário. Ainda último, o Vilafranquense recebe, no próximo domingo, o Damaiense, que segue um lugar acima, com mais 2 pontos que os homens de Vila Franca.
O Alverca, colocado na parte superior da tabela, alcançou um bom empate a 1 golo no terreno do Cacém. Soma, agora, 42 pontos, mas não pode adormecer nas últimas jornadas, sob pena de ser alcançado por um grupo alargado de equipas que surge logo a seguir. O Vialonga, depois de três jogos sem perder, não esteve bem na jornada deste domingo e perdeu, por 1-2, no campo do Damaiense. Segue na 15ª. posição, em risco de ficar na Divisão de Honra e de não conseguir lugar na nova Divisão Distrital Pró-Nacional, que será criada na próxima época.        
No próximo domingo, todas as quatro equipas do concelho de Vila Franca jogam em casa, com o Alverca a receber a Sanjoanense e o Povoense a defrontar o sempre complicado Musgueira. O Vialonga recebe o Lourel e o Vilafranquense joga com o Damaiense.

Saiba mais na edição de 8 de Maio do Voz Ribatejana

Carregado garante permanência na II Divisão Nacional




Um empate caseiro na última jornada garantiu, ontem, à Associação Desportiva do Carregado a manutenção na Zona Sul da II Divisão Nacional de futebol na próxima época. A equipa do concelho de Alenquer "tremeu" um pouco nas últimas jornadas, mas o empate a 1 golo frente ao Casa Pia garantiu-lhe a 14ª. posição da tabela, com 24 pontos, mais 3 que o Oeiras e mais 7 que o Ribeira Brava (equipas que descem assim aos distritais)
O jogo de ontem, no Campo Lacerda Pinto Barreiros, revelou-se complicado. O Casa Pia marcou primeiro, à passagem dos 18 minutos. O Carregado empatou aos 75 por intermédio de Castro. No final da partida foi prestada homenagem ao capitão Moisão que, aos 36 anos, decidiu deixar a prática oficial do futebol.

Saiba mais na edição de 8 de Maio do Voz Ribatejana    

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PSP já deslindrou primeiro roubo no novo hospital




A PSP já identificou o presumível responsável pelo primeiro roubo detectado nas novas instalações do Hospital de Vila Franca de Xira. No passado dia 16 foi participado o desaparecimento de vários objectos pessoais à Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial vila-franquense, incluindo vários pertences de pessoal clínico e uma pasta com informação clínica.
As diligências efectuadas pelos agentes da PSP permitiram identificar o presumível autor do furto, um indivíduo de 35 anos, residente em Vila Franca de Xira, já com antecedentes criminais. Na sua posse foram, ainda, encontrados vários objectos roubados nas instalações hospitalares, designadamente um computador portátil, um monitor LCD, diversos periféricos informáticos, três telefones sem fios, um gravador de voz, um cartão de acesso hospitalar, uma mala contendo documentação clínica e objectos de cariz pessoal.
O indivíduo foi constituído arguido e a PSP identificou outras pessoas suspeitas de, directa ou indirectamente, estarem relacionadas com o suspeito e/ou com o fluxo destes materiais para o exterior da unidade hospitalar.

Saiba mais na edição de 24 de Abril do Voz Ribatejana        

Câmara recomenda estacionamento gratuito no novo hospital


Uma proposta dos vereadores da CDU para que deixem de ser cobradas taxas pelo estacionamento nos 844 lugares dos parques do novo Hospital de Vila Franca de Xira foi aprovada na reunião camarária de quarta-feira. A presidente da edilidade, Maria da Luz Rosinha, sublinhou, todavia, que este documento pode funcionar apenas como “recomendação”, uma vez que os parques estão dentro do complexo hospitalar, que é gerido por um consórcio liderado pela Somague (construiu as instalações que vai gerir durante 30 anos) e pelo Grupo Mello (assegura a gestão clínica), no âmbito da parceria público-privada que levou à construção do edifício.
Para os vereadores da CDU não fará sentido cobrar taxas de estacionamento aos utentes e aos profissionais do Hospital, até porque o terreno (avaliado em 2 milhões de euros) onde foi edificada a unidade foi adquirido e cedido para fins hospitalares pelo Município de Vila Franca.“Parece-nos descabida esta exploração do estacionamento, até porque não há alternativas de estacionamento e isto transforma-se numa obrigatoriedade”, disse o vereador Bernardino Lima.
Já a social-democrata Helena Pereira de Jesus quis saber se a entidade gestora do novo hospital “tinha liberdade” para o fazer e se, em termos de caderno de encargos, “foi assumido que o hospital teria este estacionamento pago”.
Maria da Luz Rosinha explicou que esta questão do estacionamento pago “está prevista no contrato de concessão” celebrado entre o consórcio e o Ministério da Saúde, que “é uma coisa onde a Câmara não interveio”. 

Saiba mais na edição de 24 de Abril do Voz Ribatejana 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tribunal de júri julga assalto violento nas Cachoeiras



O Tribunal de Vila Franca de Xira inicia hoje o julgamento de dois cidadãos portugueses e de dois imigrantes de origem romena,  acusados da prática de crimes de sequestro e de roubo. Em causa está um assalto violento que vitimou um casal residente na freguesia de Cachoeiras, nos arredores de Vila Franca.
Por solicitação da defesa, o caso será julgado por um tribunal de júri, o que significa que a decisão final será tomada pelo colectivo de juízes e por quatro cidadãos constituídos como jurados.  
Na madrugada de 17 de Novembro de 2011, três indivíduos munidos de armas brancas, uma embalagem de gás pimenta e diversas ferramentas entraram numa da Calçada Quinta da Serrana. Tinham a cara encoberta por gorros e, segundo a acusação deduzida pelo Ministério Público (MP), “desferiram vários murros e pontapés” sobre os três ocupantes da casa e manietaram-nos com auxílio de braçadeiras de electricista. Terão tentado obrigar o dono da casa a dizer onde tinha escondido ouro e dinheiro e chegaram a ameaçá-lo de morte. O ruído que entretanto se gerou alertou alguns familiares que vivem em casas anexas e os três assaltantes acabaram por fugir, levando apenas 10 euros em dinheiro e um fio de ouro. O dono da casa, de 50 anos, sofreu lesões graves, especialmente na zona dos pulmões e teve que ser submetido a uma intervenção cirúrgica para recuperar.


Saiba mais na edição de 10 de Abril do Voz Ribatejana

terça-feira, 2 de abril de 2013

Alverca segue em frente na Taça




O Futebol Clube de Alverca ganhou, em Linda-a-Velha, após prolongamento e foi a única equipa do concelho de Vila Franca de Xira a passar aos quartos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Lisboa (troféu que conquistou na época 2010/2011). Os homens de Alverca marcaram o golo decisivo aos 115 minutos, por intermédio de Serginho. O tempo regulamentar terminara empatado a 1 golo, com uma grande-penalidade convertida para cada lado. Primeiro marcou a equipa da casa aos 45 minutos. Empatou o Alverca aos 89 por intermédio de Fábio Rosa.
As restantes equipas do concelho ainda em prova tiveram pior sorte. O Povoense perdeu em Ponte-do-Rol por 5-0 e o Vialonga só foi afastado nas grandes penalidades pelo Loures. Os 90 minutos terminaram com um empate a 1 golo e o resultado não se alterou no prolongamento. Nos pontapés da marca de grande-penalidade, o Loures levou a melhor por 4-3.
Seguem, também, em frente o Igreja Nova (eliminou o Bucelenses), o Fontaínhas, o Vila Franca do Rosário, o Cacém e o Mem Martins.


Saiba mais na edição de 10 de Abril do Voz Ribatejana