terça-feira, 26 de novembro de 2013

Suspeito de burlar idosos detido em Vila Franca


Um indivíduo de 26 anos foi detido, no fim da semana passada, em Vila Franca de Xira, por suspeita de estar envolvido em várias burlas a idosos. O jovem foi detido por resistência e tentativa de coacção aos agentes policiais, que o abordaram na Rua Vasco Moniz depois de terem conhecimento de que terá tentado ludibriar uma idosa. O suspeito, com residência em Alter do Chão, desistiu dos seus intentos quando se apercebeu da aproximção de uma equipa do programa integrado de policiamento de proximidade
A idosa alertou os agentes da PSP, que abordaram a viatura do suspeito. De acordo com a Divisão Policial de Vila Franca de Xira, durante a fiscalização da viatura e do respectivo condutor, “o indivíduo agrediu o agente que o fiscalizava e encetou fuga apeada, vindo a ser interceptado e detido, a poucos metros de distância”.
As investigações que se seguiram permitiram apurar que o detido “encontra-se indiciado em vários processos em investigação na PSP, sendo suspeito de fazer da burla modo de vida”. A polícia sabe que, normalmente, aborda pessoas idosas, começando a falar com as mesmas a dizer que as conhece e que vai abrir uma loja de ouro (ourivesaria). Pede para ver os anéis ou alianças em ouro que elas tragam, ao que as vítimas muitas vezes acedem. De seguida, o suspeito diz que vai dar às vítimas artigos como relógios, carteiras ou perfumes e, nesse momento, pega num saco de plástico onde tem as supostas
ofertas. Ilude as vítimas fazendo de conta que coloca dentro do mesmo saco as alianças ou anéis e dá-lhes o referido saco, abandonando o local com os valores das vítimas. O indíviduo foi presente a tribunal para o primeiro interrogatório e vai aguardar a conclusão do inquérito em liberdade, com termo de identidade e residência.

Saiba mais na edição impressa de 4 de Dezembro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Alverca bate Povoense com reviravolta na segunda parte




O Futebol Clube de Alverca bateu, este domingo, o União Atlético Povoense por 2-1, em partida em atraso da 7ª. Jornada da Divisão Pró-Nacional da Associação de Futebol de Lisboa. A equipa da Póvoa foi mais consistente e eficaz na primeira metade do jogo e chegou ao intervalo a ganhar por 1-0, com golo de Wilson. Na segunda parte o cariz da partida mudou radicalmente. O técnico alverquense Paulo Eira fez duas substituições e o Alverca conseguiu superiorizar-se na luta do meio campo e mostrar-se sempre mais rápido e perigoso no ataque.
O golo da igualdade surgiu aos 64 minutos, num golpe de cabeça do defesa central e capitão Nelson. O Povoense tentou reagir e o técnico João Borrego fez três substituições de uma assentada. Mas o defesa Bá acabou por ser expulso com duplo cartão amarelo (entrara 10 minutos antes) e a equipa de Alverca acentuou a pressão. Já nos minutos finais, um livre perigoso à entrada da área permitiu que o médio alverquense Stanic aparecesse à entrada da pequena área e, de cabeça, 'fuzilasse' o guardião da Póvoa de Santa Iria. No final, o União Atlético Povoense criticou bastante a actuação da equipa de arbitragem, sobretudo pela expulsão e por uma alegada grande penalidade que entende que ficou por marcar. Os alverquenses consideram que o resultado foi justo, pela forma como dominaram a partida na segunda parte.
Na classificação lideram Malveira e Lourel com 17 pontos, o Povoense vem logo a seguir com 16 e o Alverca é quarto com 15. No próximo domingo, o Povoense joga em Ponte-do-Rol e o Alverca recebe o Oeiras. Na Divisão de Honra da AFL, onde jogam Vilafranquense e Vialonga, foi fim-de-semana de descanso. No próximo domingo, o Vilafranquense joga em Carcavelos e o Vialonga na Damaia.

 
Saiba mais na edição impressa de 4 de Dezembro do Voz Ribatejana        

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cavaco Silva elogia exemplo da OGMA



O presidente da República visitou, esta tarde, as instalações da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal em Alverca. Cavaco Silva descerrou uma placa alusiva aos 95 anos que a empresa completou recentemente e visitou, durante cerca de 1 hora, os principais espaços de manutenção, fabrico e montagem da OGMA. No final, o chefe de Estado realçou o exemplo desta empresa e a forma como tem conseguido expandir e modernizar a sua actividade nos últimos anos. Cavaco Silva visitou o espaço onde estão a ser construídos e montados parte dos componentes do novo avião militar lançado pela Embraer, empresa brasileira que, desde 2005, detém 65 por cento do capital da OGMA. O presidente da República considerou, por isso, que esta opção pela privatização parcial da Indústria Aeronáutica de Alverca foi francamente positiva e realçou a forma como a OGMA continua a incorporar muitos técnicos qualificados formados nas universidades portuguesas. Destacou, igualmente, o papel exportador da empresa e o facto da Embraer já ter, entretanto, investido em mais uma fábrica, instalada em Évora. A OGMA emprega, actualmente, cerca de 1500 pessoas e constitui o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira. Nos últimos anos tem obtido resultados positivos muito significativos, acima dos 10 milhões de euros.


Saiba mais na edição de 4 de Dezembro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Escola da Castanheira assaltada na última madrugada

A Escola D. António de Ataíde (2º. e 3º. ciclos) da Castanheira do Ribatejo foi assaltada na noite de domingo para segunda-feira. Os meliantes levaram algum dinheiro que estava guardado no edifício da secretaria da escola, mas causaram sobretudo estragos significativos para entrarem nas instalações. Os prejuízos globais estão, ainda, a ser avaliados. Certo é que os responsáveis do estabelecimento aperceberam-se esta manhã do sucedido. A GNR foi alertada para a ocorrência e esteve no local a recolher vestígios e outros dados relevantes para a investigação. Também por isso, as aulas só começaram a meio da manhã. Saiba mais na edição de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Salvaterra protesta contra falta de médicos

Habitantes do concelho de Salvaterra de Magos concentram-se, hoje à tarde, frente ao centro de saúde da vila, protestando contra a falta de médicos e de enfermeiros nas unidades de saúde locais e contra os riscos de agravamento da situação. A iniciativa foi aprovada num plenário que reuniu cerca de 300 pessoas, organizado pelas autarquias locais e pela Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Salvaterra (CUSCSM).
Segundo os organizadores, nesta altura mais de metade dos 22 mil habitantes do município não tem médico de família e a situação poderá tornar-se “catastrófica” se dois dos seis médicos que ainda prestam serviço no concelho passarem à reforma já no final deste ano. À concentração deverá seguir-se um desfile pela Estrada Nacional 118 e, na Internet, já circula uma petição que pretende recolher 4000 assinaturas para que o assunto venha a ser discutido em plenário da Assembleia da República. É que, de acordo com a CUSCSM, o Posto Médico de Glória do Ribatejo vai fechar até final deste ano, situação que afecta também as vizinhas freguesias do Granho e de Muge. Ainda segundo a comissão, o Posto Médico de Marinhais (serve cerca de 6500 habitantes) ficará reduzido a um médico e um enfermeiro e o Posto Médico de Foros de Salvaterra também poderá encerrar em breve. E o próprio Centro de Saúde de Salvaterra, que tem quatro médicos em actividade, pode ficar reduzido a metade, uma vez que "dois deles têm condições para ser reformados". Se com seis médicos em actividade apenas cerca de 9 mil habitantes têm médico de família atribuído, o cenário pode agravar-se mais se se confirmarem estas medidas.  



Saiba mais na edição de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Festa da Vinha e do Vinho arranca hoje em Arruda




A 16ª. edição da Festa da Vinha e do Vinho de Arruda arranca esta quinta-feira (18h00) e prolonga-se até domingo, com mostras e apresentações de vinhos regionais, gastronomia, colóquio, artesanato, concurso miss festa e muita animação. Uma das novidades será a ligação de cada um dos quatro dias do certame a momentos do trabalho nas vinhas da região. Teremos, assim, as noites de podar e de meter bacelo e da enxertia e os dias da vindima e do pisar a uva e do vinho novo. Destaque, também, para a transmissão televisiva no domingo à tarde, com a emissão do programa "Portugal em Festa" da SIC em directo de Arruda. De resto não faltarão as tradicionais tasquinhas representativas de restaurantes e outras entidades locais, os expositores dos principais produtores de vinhos, os espaços representativos de algumas empresas arrudenses e a presença do artesanato concelhio. Destaque, também, para os passeios pedestre e de BTT, marcados para a manhã de domingo. O certame abre ao fim da tarde de dia 14 (18h00), numa sessão inaugural que inclui, igualmente, a apresentação de novos vinhos de produtores locais. Na sexta-feira haverá animação nocturna com dança e música mais dirigida para os jovens. Já no sábado, dia 16, destaque para o colóquio e para as visitas guiadas a adegas do concelho. À noite haverá actividades de animação infantil asseguradas pela Escola Profissional Gustave Eiffel, um desfile de moda infantil e o concurso Miss Festa da Vinha e do Vinho, apresentado por Carlos Quintas. No domingo, o destaque vai para os passeios pedestre e de BTT e para a animação no pavilhão. No passeio pedestre “Rota da Vinha e do Vinho” os participantes são convidados para um percurso de 12 quilómetros que atravessa algumas das mais características paisagens do concelho. O Passeio de BTT tem um trajecto de 32 quilómetros. As concentrações estão marcadas para as 8h30, no centro da vila de Arruda, junto ao Jardim do Morgado e a chegada será feita junto ao Pavilhão Multiusos, onde decorre a Festa da Vinha e do Vinho, tendo os participantes direito a entrada gratuita no certame. Estas iniciativas têm, também, uma vertente solidária e a organização apela aos participantes para que colaborem com o Banco Solidário de Arruda e levem um bem alimentar não perecível (por exemplo leite, azeite, arroz ou qualquer enlatado). Os bens assim recolhidos antes do início dos passeios serão, depois, entregues ao Banco Solidário e distribuídos pelas famílias mais carenciadas do concelho.

Saiba mais nas edições impressas de 6 e de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Suspensas buscas de mulher supostamente desaparecida no Tejo



As buscas da mulher de 41 anos supostamente desaparecida no Tejo na noite de domingo foram suspensas ao fim da tarde de segunda-feira. As equipas de mergulho da Polícia Marítima e dos Bombeiros não detectaram nenhum vestígio da senhora, nem na zona do cais de Vila Franca, nem nas proximidades do bairro avieiro. E há sérias dúvidas de que tenha, de facto, caído ao rio. A mulher reside na Castanheira e os seus familiares mais próximos também não sabem do seu paradeiro.
Mas o Voz Ribatejana sabe que o único factor que levou a suspeitar de uma queda ao rio foi o relato de uma testemunha que a viu, na noite de domingo, a chorar no cais de Vila Franca. Posteriormente, a mesma testemunha já só encontrou a mala da mulher no chão e alertou as autoridades para uma eventual queda ao rio. Só que, na mesma noite, a que parece ser a mesma mulher pediu auxílio no bairro avieiro e uma família deixou que dormisse num barco, emprestando-lhe três casacos. Na manhã de segunda-feira, os três casacos estavam colocados junto ao bairro avieiro e não havia mais sinais da mulher, que dizia que procurava uma mala. O caso está a ser acompanhado pela PSP, pela Polícia Marítima e pela Polícia Judiciária, que procuram perceber o que aconteceu à mulher.


Saiba mais na edição impressa de 20 de Novembro do Voz Ribatejana            

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Carminho e Rão Kyao ganham prémio em Vila Franca



Carminho, com o seu álbum “Alma”, e Rão Kyao, com “Coisas que a gente sente”, foram os vencedores, ex-aequo, do Prémio Carlos Paredes 2013, que vai ser formalmente entregue, na noite de terça-feira (12 de Novembro), no auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira. Trata-se da décima-primeira edição deste prémio lançado pela Divisão de Cultura da Câmara de Vila Franca de Xira com o objectivo de homenagear Carlos Paredes, “um dos maiores criadores e intérpretes musicais portugueses do século XX”, e de “incentivar a criação e a difusão de música de qualidade feita por portugueses”. Só podem concorrer intérpretes portugueses e o Prémio Carlos Paredes está aberto a todos os trabalhos de música não erudita que “contribuam para o reforço da nossa identidade cultural, nomeadamente os de raiz popular portuguesa que tenham sido editados em CD e/ou DVD”. Desta vez o júri foi composto por José Jorge Letria (jornalista, poeta e escritor, neste caso representando o Município de Vila Franca); Tozé Brito (compositor, autor e produtor musical); Ruben Carvalho (crítico musical) e Pedro Campos(músico e compositor). E decidiu atribuir o prémio monetário de 2500 euros, ex-aequo, a Carminho e a Rão Kyao. Os vencedores receberão, ainda, uma placa alusiva e actuam na cerimónia de terça-feira à noite, juntamente com a banda “JazzdoaaV” (Ateneu Artístico Vilafranquense).


Saiba mais na edição de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ministério Público pede 13 anos de cadeia para argentinos que importaram 1 tonelada de cocaína



O Ministério Público pediu, esta semana, a condenação dos dois principais arguidos de um caso de importação de cerca de uma tonelada de cocaína a penas na ordem dos 13 anos de cadeia. O julgamento decorre no Tribunal de Alenquer, com cinco argentinos e um romeno sentados no banco dos réus e medidas muito apertadas de segurança. Os advogados de defesa argumentaram que o Tribunal deve valorizar a forma como os arguidos colaboraram com a justiça, que não ficou provada a prática do crime de associação criminosa e que participaram essencialmente como transportadores da cocaína, sugerindo condenações apenas por tráfico simples a penas na casa dos 5 anos de cadeia. A leitura da sentença está marcada para dia 27. Em causa está a actuação de uma organização com origem na Argentina que, segundo a acusação, se dedicava a transportar cocaína para Espanha. Em 2010, as autoridades espanholas conseguiram “desmontar” um dos transportes e apreender cerca de 700 quilos de cocaína na zona de Burgos e, diz o Ministério Público, o grupo terá resolvido apontar baterias para Portugal, para onde transportaria elevadas quantidades de cocaína dissimulada em sacas de carvão. Três desses carregamentos, com um total de 1050 quilos, foram descobertos pelas autoridades portuguesas em Novembro de 2011 e Março e Abril de 2012, levando estes seis arguidos ao banco dos réus.

Saiba mais na edição de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jovem karateca do Alverca seleccionado para o Europeu



O jovem karateca Pedro Marques, atleta do Futebol Clube de Alverca (FCA), vai representar a seleção nacional no Campeonato Europeu da modalidade, que se realiza na Póvoa do Varzim de 22 a 24 de Novembro. Pedro Marques, recorde-se, tem obtido excelentes resultados nas provas nacionais. Já de 1 a 3 de Novembro, oito atletas da secção de karaté do FCA participaram no Estágio de Outono, dirigido pelo sensei Shiina. Enquadrado neste estágio decorreu um torneio juvenil de katas, onde participaram oito atletas do F.C.Alverca com idades até aos 12 anos. Quatro deles foram às finais e três conquistaram os primeiros lugares (Ana Margarida, Paulo Dias e Catarina Dias). Saiba mais na edição impressa de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

Convocatória regional adia dérbi Alverca-Povoense para dia 24




O dérbi Alverca-Povoense, inicialmente marcado para a tarde do próximo domingo, afinal vai jogar-se só no dia 24 de Novembro. De acordo com informação do clube da casa, esta partida da sétima jornada da Divisão Pró-Nacional da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) teve que ser adiada devido à convocatória de jogadores de ambas as equipas para selecção regional da AFL que vai disputar a UEFA Regions Cup, entre 8 e 10 de Novembro. 
Recorde-se que o União Atlético Povoense lidera a classificação com 13 pontos e que o Alverca é quarto com 11 pontos. 

Saiba mais nas edições de 6 e de 20 de Novembro do Voz Ribatejana   

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Suspeitos de violação no Sobralinho ficam em prisão preventiva

Os três indivíduos suspeitos de terem violado uma mulher de 33 anos num beco da vila do Sobralinho foram, hoje, ouvidos pelo Juiz de Instrução de Vila Franca de Xira, que decidiu que vão aguardar a conclusão do inquérito em prisão preventiva. Com idades entre os 18 e os 29 anos, os três homens foram detidos em flagrante por agentes da esquadra da PSP de Alhandra, cerca das 23h30 de quarta-feira. A vítima sofreu ferimentos diversos e a fractura de uma mão. Foi inicialmente transportada para o Hospital de Vila Franca de Xira e, depois, transferida para o Hospital de Santa Maria, onde ficou internada e foi submetida a uma intervenção cirúrgica à mão fracturada. Os detidos são originários de diferentes países africanos e sobre um deles pendia já uma ordem de expulsão do território português.

Saiba mais na edição de 6 de Novembro do Voz Ribatejana