sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cardosas em festa até domingo



As Festas Tradicionais em Honra de São Miguel Arcanjo realizam-se na freguesia de arrudense de Cardosas de 18 a 20 de Setembro. O programa segue um figurino semelhante aos anos anteriores mas a comissão de festas aposta em novos atractivos, com realce para o concerto de Toy na noite de sábado e para o I Raid de BTT na manhã de domingo. António Carvalho, presidente da comissão de festas, disse, ao Voz Ribatejana, que o objectivo “é tentar manter o figurino da festa, mas apresentar também algumas inovações, com um cartaz mais apelativo, mais diversificado. Mas não é fácil”, confessa, frisando que a comissão tem apenas seis elementos efectivos e mais cerca de uma dezena de pessoas que apoiam bastante no período das festas.
Certo é que é difícil reunir as verbas necessárias para manter uma festa com estas características. As receitas provêm sobretudo dos peditórios, da quermesse e do bar da comissão. “O que fazemos de receitas é para pagar a própria festa. O orçamento, este ano, ronda os 16 mil euros, aumentou um bocadinho. Temos mais alguns patrocinadores, mas nos apoios ainda não há sinais da recuperação económica. O número de patrocinadores mantém-se”, explica António Carvalho.
As autarquias locais apoiam, especialmente a Junta de Freguesia que, para além do apoio logístico, paga a noite da sardinha assada. A Câmara de Arruda contribui essencialmente com a cedência de estruturas como o palco principal e algum apoio logístico.
Tentamos inovar, o Toy é uma figura mais conhecida e o objectivo é abanar um pouco e ver se resulta e se faz crescer a festa. Se correr bem, poderemos continuar no próximo ano com um artista com mais nome”, prossegue o responsável da Comissão de Festas.
Outra novidade é o Raid de BTT, na manhã de domingo, com um percurso de 25 quilómetros pelas freguesias de Cardosas e de Arruda. De resto haverá pamplonas na noite de sexta-feira e na tarde de sábado, noite da sardinha assada (sexta), bailes, uma actuação do grupo Sonido Andaluz (sexta) e o 12º. Passeio de Vespas & Motorizadas (sábado). A Missa Solene está marcada para as 16h00 de domingo, seguida de procissão acompanhada pela Banda da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos.

Saiba mais nas edições de 16 e de 30 de Setembro do Voz Ribatejana

Sem comentários: