sexta-feira, 10 de julho de 2015

Taxistas protestam com chapéus de sol para reclamarem mais condições



Dezoito taxistas da praça de Vila Franca de Xira participaram, esta sexta-feira, num protesto que visou reclamar mais atenção das autarquias locais e a (re) instalação de telheiros que protejam os profissionais e os clientes do calor e da chuva. Na iniciativa todos os táxis se apresentaram com um chapéu de sol, com o objectivo de denunciar as condições “desumanas” em que chegam a permanecer mais de 1 hora à torreira do sol à espera de clientes. A Câmara de Vila Franca de Xira disse, por seu turno, ao Voz Ribatejana, que tem a “intenção” de colocar uma cobertura na zona em frente da estação ferroviária da cidade e que está a fazer uma consulta a empresas especializadas para esse fim.
O problema é que os taxistas vêem-se confrontados com temperaturas superiores a 35 graus que, dentro dos carros, chegam a ultrapassar os 40. Refugiam-se, por vezes, na sombra do vizinho monumento ao toureiro ou dentro do edifício da estação, mas não entendem por que é que a Câmara ainda não tomou medidas, temendo que o problema se arraste durante todo o Verão.

Durante mais de uma década existiu ali um telheiro de madeira, que foi retirado há perto de 2 meses. As autarquias locais reorganizaram um espaço situado entre a linha-férrea e o edifício da Igreja Maná, deslocando para ali a base de paragem dos táxis e as paragens de várias carreiras de autocarros. Nessa altura, a Câmara acedeu ao pedido dos taxistas para que seja permitida a permanência (em circulação contínua) de três ou quatro táxis em frente do edifício da estação, de modo a dar visibilidade ao seu serviço. Mas, para que os autocarros consigam dar a volta para entrarem no trajecto de saída, foi preciso tirar o telheiro, que nunca foi substituído.

Saiba mais nas edições de 8 e de 22 de Julho do Voz Ribatejana